PREFEITURA COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA MULHER INDÍGENA!!!

Postado em: 07/09/2023

O Dia Internacional da Mulher Indígena, dia 05/8, foi celebrado e exaltado pela Prefeita Adriane Lopes, através da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), num ato que reuniu representantes e lideranças de todas as etnias que compõem os povos originários da Capital.

Prefeitura realiza evento de celebração alusivo ao Dia ...

O evento aconteceu na Praça Comendador Oshiro Takemori, onde fica a tradicional Feira Indígena, em frente ao Mercadão Municipal.

A presidente da Associação dos Feirantes Indígenas de Campo Grande, Élida Fátima Júlio Antônio, exaltou a iniciativa e a valorização das mulheres indígenas, que formam a maioria entre os comerciantes que atuam na feira.

Dia da Mulher Indígena: luta e resistência reforçam a importância da data - Geral - Diário Digital

“Nós temos ouvido as mulheres indígenas nas aldeias para entender as necessidades e elencar prioridades, para juntos buscar soluções de maneira rápida e efetiva. Seguiremos avançando, trabalhando em parceria com essas mulheres de garra e determinadas, que são fundamentais na construção das políticas públicas que impactam no futuro e na perpetuação da cultura e dos costumes dos povos originários”, salientou a chefe do Executivo Municipal de Campo Grande.

Mulheres em evento alusivo ao Dia Internacional de Mulher Indígena.

A Cacique  Alicinda Tibério, da Aldeia Água destacou “Somos mais de 18 mil indígenas em Campo Grande, de maneira geral, falando de mulheres, somos a maioria dos eleitores nas urnas.  Precisamos ocupar esses espaços, decidir nossas questões políticas, pois se não fizermos isso, continuaremos deixando para que façam por nós”.

Prefeitura realiza evento de celebração alusivo ao Dia Internacional da Mulher Indígena - A Crítica de Campo Grande Mobile

A subsecretária de Defesa dos Direitos Humanos, Thais Helena, afirmou que a data é um marco de luta e resistência da mulher indígena. “A luta da mulher é difícil por si só, a luta da mulher indígena é ainda mais difícil, tendo que quebrar diversas barreiras, dentre elas, a do machismo estrutural, para garantir a cultura da paz para essas guerreiras”, frisou.

Dia Internacional das Mulheres Indígenas

A data foi instituída em 1983, durante a Segunda Reunião de Organizações e Movimentos das Américas, realizada em Tiwanaku, na Bolívia.

A data relembra a morte de Bartolina Sisa, mulher indígena da etnia aimará, ocorrida em 5 de setembro de 1782.

Conforme o Ministério da Justiça e Direitos Humanos da Argentina, Sisa foi assassinada pelas forças imperiais na região do Alto Peru (atual Bolívia) ao encabeçar revoltas contra o domínio espanhol na América.

SERVIÇO: INFORMAÇÕES E FOTOS OBTIDAS NO SITE DA PREFEITURA E NA INTERNET

 

Deixe seu comentário: