A CASA DO ARTESÃO É REINAUGURADA!!!

Postado em: 20/03/2023

Antes de morar em Campo Grande, todas as vezes que eu vinha visitar meu pai, ia na Casa do Artesão comprar os artesanatos típicos para presenteaar os meus amigos.

Comprava pra mim também, para decorar a minha casa.

Em prédio centenário e patrimônio histórico de MS, Casa do Artesão será reinaugurada no domingo em grande estilo | Mato Grosso do Sul | G1

Projeto é do engenheiro Camilo Boni, e está localizado no coração de Campo Grande, na esquina da avenida Afonso Pena com a Calógeras.

Casa do Artesão – Fundação de Cultura

Foi totalmente restaurado e entregue em uma grande festa, neste domingo (19), pelo Governo do Estado, com shows dos cantores Geraldo Espíndola e Gabriel Sater.

Casa do Artesão reinaugura com Geraldo Espíndola e Gabriel Sater | Cultura | Conteúdo MS

Cêrca de 800 artesãos expõem 3 mil produtos para comercialização.

São peças de arte popular, artesanato (inclusive indígena) e produtos alimentícios típicos. 

Casa do Artesão Campo Grande – Foto de Casa do Artesão, Campo Grande - Tripadvisor

O governador Eduardo Riedel, destacou que a restauração do prédio fortalece a economia criativa, preserva e divulga a cultura e o turismo e a história de Mato Grosso do Sul.

“É um prédio tombado há 48 anos, quase 50. Mais do que isso, é um espaço arquitetônico que remete a nossa história e um espaço da economia criativa. Mais de 800 artesãos expõem aqui, então, demonstra um pouco a força da economia criativa, da nossa arte, da nossa cultura. É uma alegria reinaugurar a Casa do Artesão depois de quase 100 anos”, destacou.

Prédio histórico, Casa do Artesão é reinaugurada após restauração emblemática do Governo de MS – HoraMS

Ele inaugurou a restauração ao lado da primeira-dama, Mônica Riedel.

Prédio histórico, Casa do Artesão é reinaugurada após restauração emblemática do Governo de MS - A Gazeta News

HISTÓRIA

Construído entre 1918 e 1923, o local foi a primeira sede do Banco do Brasil, tendo até hoje o cofre como uma das atrações, mas desde 1º de setembro de 1975 abriga a Casa do Artesão. E em 1994, a edificação foi tombada como patrimônio histórico estadual.

Tapume cai e antecipa beleza da nova Casa do Artesão após restauro - Arquitetura - Campo Grande News

O investimento da obra foi de R$ 2,5 milhões de recursos do Governo do Estado. A unidade passou por restauração completa, desde instalações elétricas e hidrosanitárias, a elementos arquitetônicos, banheiros, esquadrias e pintura.

Agora, no processo de prospecção, o imóvel se mostrou com a cor de terra que hoje estampam as paredes por dentro. As janelas foram decapadas, como quem num processo intervencionista consegue adiar a morte. “A arte tem essa condição, a de suspender a morte”, poetiza Sarasá.

No teto, o visitante olha para todo um trabalho de reidratação e reestruturação de madeiras entalhadas a mão, e o gradil que outrora ficou enferrujado hoje brilha graças à limpeza e estabilização.

A parede de tijolos à vista com cerâmica exalta os quatro elementos: água, ar, terra e fogo. “Além da alma do oleiro, do ceramista. Aqui nós mostramos a fisiologia do edifício, que como nosso corpo, não é oco”, compara Sarasá.

undefined

Entre poesia, arquitetura, restauro e conservação, a história não passa batido. E logo no centro da casa aparece o antigo cofre que outrora guardou o dinheiro de uma cidade.

Cofre do antigo Banco do Brasil (enorme!). – Foto de Casa do Artesão, Campo Grande - Tripadvisor

A Casa do Artesão funciona na Avenida Calógeras, 2050, esquina com a Avenida Afonso Pena. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 16h.

SERVIÇO: informações e fotos da internet e do site do Governo do Estado

 

Deixe seu comentário: