GOVERNO DE MS ESTIMULA A GERAÇÃO DE ENERGIA MAIS LIMPA!

Postado em: 08/02/2023

Mato Grosso do Sul deu um mais um importante passo rumo à meta de se tornar um território reconhecido internacionalmente como Carbono Neutro em 2030.

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) assinou, no úlimo dia 7,  a resolução que regulamenta Lei Estadual n° 5807/2021 de 16 de dezembro de 2021, que criou o MS Renovável, política pública de incentivo às atividades de produção de energia renovável em Mato Grosso do Sul e entregou ao governador Eduardo Riedel um exemplar do “Plano Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção de Energia – MS Renovável”.

Foi assinado ainda,  um Termo de Cooperação da Semadesc com Fiems, Senai, Asumas e Biosul para implementar e desenvolver o MS Renovável, “de forma a estimular a implantação ou ampliação de sistemas geradores de energia em Mato Grosso do Sul, a partir de fontes renováveis, como eólica, termosolar, fotovoltaica, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, biogás, hidrogênio, entre outras fontes alternativas”.

Também foi assinado pelo governador Eduardo Riedel e pela secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, o contrato de PPP (Parceria Público-Privada) na modalidade de concessão administrativa com a empresa HCC Projetos Elétricos AS para implantação, manutenção e operação de centrais de energia elétrica fotovoltaica, com gestão de serviços de compensação de créditos.

A medida visa suprir a demanda energética das estruturas físicas da administração pública do Estado e da Sanesul.

Mato Grosso do Sul já caminha para se tornar um Estado Carbono Neutro em 2030 e a promoção e o fomento do uso de fontes renováveis para a geração de energia elétrica são fundamentais. 

O programa visa incentivar as empresas e também atrair negócios para que possam fazer a geração de energia elétrica em nosso Estado a partir de fontes renováveis.Mato Grosso do Sul já é um Estado superavitário na produção de energia elétrica e a maior parte (79,6%) é oriunda de fontes renováveis, principalmente a biomassa, e o restante (20,4%), de fontes não renováveis.

“O desafio agora é o de obter a certificação de neutralização de neutralização de CO2 para todas as tecnologias de fontes renováveis de energia já em uso em Mato Grosso do Sul, além estímulo ao uso e à pesquisa de novas vertentes de geração, como o hidrogênio verde. “Precisamos fazer a certificação dessa nossa geração. Nós vimos hoje, aqui, uma série de experiências de mostrando que todas essas tecnologias reduzem a missão de CO2 na atmosfera e o objetivo agora é certificar essas atividades”, finalizou Jaime Verruck

 

SERVIÇO: INFORMAÇÕES OBTIDAS NO SITE DO GOVERNO DE MS

FOTOS: Saul Schramm

Deixe seu comentário: