COMO VIAJAR COM SEU PET NOS ÔNIBUS!

Postado em: 10/01/2023

Quem tem cachorro ou gato sabe como é difícil viajar sem eles.

Se você deseja viajar de ônibus em Mato Grosso do Sul e levar seu animal de estimação, a AGEMS- Agência de Regulamentação te orienta.

É importante conhecer as regras sobre o transporte no sistema rodoviário intermunicipal. “O serviço, claro, é estruturado para a viagem de pessoas, mas em situações específicas, cumprindo os requisitos, é possível viajar com os pets”, explica o diretor de Transportes da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS), Matias Gonsales.

ARTESP orienta como transportar corretamente animais de estimação em ônibus intermunicipais - Agência 14News

Segundo a Lei nº 5.055/2017, somente é permitido o transporte de cães e gatos, com peso de até 10 quilos. Isso porque o animal deve ser levado na cabine do ônibus (nunca no bagageiro).

O espaço destinado a malas e outros itens não oferece condições de salubridade e segurança, portanto, quando permitido, o animal viaja no mesmo espaço que os passageiros.

Artesp divulga regras para embarque de animais em ônibus intermunicipais de São Paulo

 

O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, lembra que é sempre necessário o passageiro se informar sobre o que pode ou não pode em uma viagem e, assim como a empresa, seguir as normas que garantem o bom atendimento.

Marcas oferecem vários acessórios para transporte de animais de estimação - Jornal do Carro - Estadão

 “A autorização de embarque requer que o responsável cumpra uma série de obrigações, para não haver transtorno aos demais passageiros e garantir a segurança de todos”, reforça.

O animal precisa estar acondicionado em caixa de transporte apropriada e deve permanecer assim durante todo o tempo em que estiver na cabine do veículo.

Conheça as regras para levar pet em ônibus intermunicipais no Estado de SP | São Paulo | G1

Apresentar atestado de saúde firmado por médico veterinário, emitido no período de 15 dias antes da viagem,

Carteira de vacinação atualizada, onde constem as vacinas antirrábica e polivalente.

Estar com plaqueta de identificação com o nome e o telefone do proprietário.

Estar devidamente higienizado.

A caixa de transporte com o animal deve estar em poltrona exclusiva, paga pelo proprietário, com tarifa normal da linha.

Como acostumar cachorro na caixa de transporte

Em cada veículo, a limitação é de no máximo dois animais simultaneamente.

A empresa transportadora poderá recusar o embarque de animais visivelmente debilitados, feridos doentes ou em adiantado estado de gestação. E também poderá restringir o transporte de animais na cabine de passageiros aos horários de menor movimento, nos casos de picos na demanda.

Quadro Seu Direito mostra como transportar animais de estimação - Repórter Brasil (noite) - YouTube

Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato com a Ouvidoria da AGEMS, no WhatsApp 3025-9505, no telefone 0800 600 0506, no e-mail ouvidoria@agems.ms.gov.br; ou acessar o e-Ouvidoria no APP MS Digital.

SERVIÇO: INFORMAÇÕES OBTIDAS NO SITE DO GOVERNO DE MS  Agência de Regulação orienta passageiros sobre transporte de pets em ônibus intermunicipal – Portal do Governo de Mato Grosso do Sul (www.ms.gov.br)

FOTOS OBTIDAS NA INTERNET

Deixe seu comentário: