PREFEITURA VOLTA A VACINAR PESSOAS SEM COMORBIDADES

Postado em: 28/05/2021

No último dia 27 de maio,  o Ministério da Saúde avalizou a intenção já apresentada pelo município de Campo Grande para avançar à vacinação por faixa-etária.

Desta forma, a Prefeitura de Campo Grande voltou a vacinar por idade, junto com grupos especiais e segundas doses.

O Ministério da Saúde publicou nota técnica  orientado sobre a possibilidade de uso de até 70% do quantitativo de doses enviadas para este fim.

Na última remessa, a Capital recebeu aproximadamente 20 mil doses de vacina Astrazeneca para dar andamento à vacinação dos públicos prioritários estabelecidos pelo Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

 

TESTE PARA COVID

Os testes considerados Padrão Ouro no diagnóstico da Covid-19, com o atendimento por demanda espontânea, começam a ser aplicados na semana que vem e o prefeito estuda ampliar as unidades que realizarão a coleta do material para a realização do RT-PCR. 

Visando o diagnóstico mais preciso, a Secretaria Municipal de Saúde tem priorizado a realização da coleta de Swab para a detecção da infecção, garantindo também o isolamento mais precocemente do paciente com suspeita de Covid-19. “Este exame é realizado entre o terceiro e sétimo dia de sintoma, com o diagnóstico precoce as possibilidades de o paciente contaminar outras pessoas por não saber que está com o vírus reduz significativamente, já que ele inicia o isolamento mais cedo”, explica o titular da pasta, José Mauro Filho. 

Quem tiver precisando fazer o teste não precisará mais fazer o agendamento,  podendo fazer a coleta já no mesmo momento que busca uma das 24 unidades de saúde preparadas para fazer o exame. 

A intenção é dobrar os locais de atendimento  que farão a coleta , aumentando a capacidade dos exames que são feitos hoje em todas as unidades de saúde do município.

Somente no ano de 2021 foram realizados 96.292 exames até o dia 25 de maio, no período da manhã, sendo o mês de março o recordista em registros, tendo sido feitas 20.778 coletas, um número 50% maior que o mês anterior. As unidades de saúde que realizam o teste têm a capacidade de, juntas, fazer até 700 por dia.

Serviços: informações obtidas no site da prefeitura de Campo Grande.

 

 

 

 

Deixe seu comentário: