UMA JUSTA HOMENAGEM!!!!

Postado em: 19/04/2017

O nosso maior Poeta, Manoel de Barros será homenageado pelo Governador Reinaldo Azambuja!!

manoel 9

Aliás, uma homenagem justa e muito bonita que possibilitará a todos nós convivermos, no nosso dia a dia, com uma estátua do poeta, no canteiro da Avenida Afonso Pena, entre as ruas 13 de Maio e Rui Barbosa, quase em frente ao antigo quartel do Comando Militar do Oeste (CMO). O monumento se abrigará entre duas árvores centenárias da espécie figueira.

manoel 3

Materializado em uma estátua em bronze de 400 quilos, sentado de forma despojada em seu velho sofá com um sorriso radiante, o poeta maior Manoel de Barros vive na obra do artista plástico campo-grandense Ique Woitschach.

Manuel

A escultura É rica em detalhes, desde o sorriso cativante do poeta, aos seus trajes simples, as pernas cruzadas, o tênis surrado, ao lado de caramujos e do ninho de pomba, com os quais dialogava e se inspirava  entre imagens, lembranças e metáforas. “O poeta é promíscuo dos bichos, dos vegetais, das pedras”, escreveu.

manoel 5

Conheci o poeta e tive a oportunidade de entrevistá-lo, em sua casa na Rua Piratininga e tive o privilégio de desfrutar, mesmo por poucas horas, de momentos de alegria e encantamento, em sua sala de estar.

manoel 8

Encomendado pelo Governo do Estado para celebrar o centenário de nascimento do escritor pantaneiro e os 40 anos de criação de Mato Grosso do Sul, o monumento, como afirmou Reinaldo Azambuja, perpetuará a obra e a figura singular de um ícone da literatura brasileira com reconhecimento mundial, que faleceu aos 97 anos. “É uma honra para nós homenagear uma pessoa que deu sua vida pela natureza, pelo nosso Pantanal, uma pessoa além do seu tempo”, disse o governador.

manoel 4

“Esse primeiro trabalho em minha terra também marca meus 40 anos de carreira e materializa toda a emoção que me acompanhou durante toda sua concepção”, explicou o artista de 59 anos. Ele contou que, além de fotos e vídeos, buscou informações juntos aos familiares de Manoel de Barros e o contato com os objetos que o cercavam, como o sofá, e o ambiente do seu antigo apartamento no Rio de Janeiro, para captar suas energias. “Estive na casa dele, sentei nesse sofá, percebi sua presença.”

Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto, Manoel de Barros deixou muita saudade em todos nós!

manoel 6

 

SERVIÇO: Fotos: Chico Ribeiro

FONTE:Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado de MS (Subcom)

Deixe seu comentário: