ELAS JÁ NÃO SÃO MAIS AS MESMAS!
O conceito sobre cozinha, como um espaço para guardar e cozinhar alimentos, mudou. Ela passou a ser o coração da casa, um local de encontro com família e com os amigos, passando a ser considerada como a “segunda sala de visita” da casa.
É comum, nos dias de hoje, as pessoas cozinharem rodeadas de amigos, onde a conversa rola solta e descontraída.
Esse novo costume também alterou o espaço físico das cozinhas.
Elas estão mais amplas, as cozinhas americanas ganharam mais adeptos, assim como as cozinhas com ilhas.
“Cozinhar para a família ou para os amigos tornou-se uma celebração de momentos únicos, e nada melhor do que isso acontecer num espaço convidativo.”, celebrou a arquiteta Márcia Ribeiro que se diz “uma apaixonada por cozinhas”.
Acostumada com os projetos de construção e reformas de casas e apartamentos, Márcia estima que mais de 80% das pessoas, que buscam o trabalho de um profissional da arquitetura e decoração, consideram a cozinha um dos pontos altos da casa, merecendo, assim, atenção especial.
“Essa preferência é reflexo da era contemporânea. As famílias buscam viver melhor, com mais qualidade de vida”, destacou a arquiteta.
Podemos dizer que ocorreu uma “revolução” no conceito, o que estimulou o redesenho do espaço, integrando a cozinha aos demais ambientes sociais.
Essa mudança gerou uma preocupação nova no mercado, o de acompanhar a evolução dos projetos arquitetônicos. Com isso, foram lançados novos materiais, revestimentos e tecnologias.
As cozinhas de hoje são lindas e muito bem decoradas. A forma de iluminar as cozinhas também mudou, Elas recebem projeto de iluminação específico, para trazer conforto e destacar as áreas de trabalho. ( projeto do escritório luminotécnico Light Design)
Dessa forma, as cozinhas ganharam pastilhas diferenciadas, cores, tinta lavável, pisos e revestimentos diferentes e retrô, como por exemplo, o ladrilho hidráulico.
As coifas são ultra modernas e poderosas, inclusive com TV de plasma embutida, um luxo para quem prioriza a sofisticação como estilo de vida.
Os eletrodomésticos acompanharam essa evolução e tem design moderno, contemporâneos ou retrô.
Os armários são o máximo. Eles tem espaços muito bem planejados e ganharam novos revestimentos, cores, espelhos e tecnologia.
Toda essa modernidade possibilidata que os arquitetos e decoradores inovem e usem toda a sua criatividade e habilidade.
COZINHA EM ILHA
O xodô da arquiteta Márcia é a cozinha em ilha. É moderna e facilita a integração entre os espaços e o convivio mais intimista entre os moradores e visitas.
“A ilha é a solução ideal para as cozinhas espaçosas”, ressaltou Márcia, lembrando que existem algumas regrinhas básicas para que esse tipo de cozinha seja mais funcional.
“O piso, as cores e os acabamentos precisam acompanhar os utilizados na casa, para que ocorra uma unidade entre os ambientes. A coifa, sobre o fogão, é extremamente importante e os diversos materiais devem ser de fácil manutenção, como: o vidro, pastilhas e tintas laváveis, que garantem a higiene e limpeza do local.”.
Você também é apaixonada por cozinhas e adora cozinhar para os amigos? Converse com seu arquiteto ou decorador e faça desse espaço o melhor lugar de seua casa. Esse conceito não é atual, já diziam os chineses que é na cozinha onde tudo acontece e se transforma.
Arquiteta Márcia Ribeiro
Deixe seu comentário: