QUAL A DIFERENÇA?
Provavelmente você já ouviu, várias vezes, as pessoas se referirem a um móvel ou roupa usando as palavras “vintage” ou “retrô”, para definirem a época das peças. Embora sejam palavras muito utilizadas hoje em dia, muitas vezes você fica na dúvida sobre a diferença entre elas, já que as duas se referem a peças antigas, com referências de uma época.
O mesmo acontece com alguns móveis ou roupas, muito utilizados no passado, que voltam e se tornam os queridinhos dos estilistas e designers. Algumas plantas ornamentais também podem ser consideradas Vintage.
As samambaias é um bom exemplo, foi moda, depois ficou cafona e hoje decoram casas e festas.
Fica aí a dúvida. É Vintage ou é Retrô?
VINTAGE:
É sempre a peça original, uma peça que traz consigo todas as referências de uma época e que se manteve conservada, com poucas mudanças em suas embalagens originais.
Uma bolsa Chanel encontrada no brechó, por exemplo, pode ser considerada um produto Vintage.
A peça pode ter pertencido a sua avó, bisavó, mãe ou alguém que guardou a roupa num baú ou algo parecido.
Ou aquele vestido que te encantou nos filmes ou desfiles da época. Se você conseguir comprar o original, você terá uma roupa Vintage.
Mas, se a sua costureira copiar o modelo, você terá uma peça retrô.
RETRÔ:
É uma peça que traz inspiração de uma década. É atual, feita por um estilista ou designer, que se inspiraram nos elementos do passado. É o relançamento de algo que já fez sucesso.
É uma peça nova com estilo e modelagem que remete ao passado. É um produto novo com a tecnologia de hoje, com a estética e visual do passado.
Por exemplo: Frigobar, geladeiras e móveis fabricados hoje, mas com nova releitura.
Resumindo: O vintage é o velho que parece novo.
O Retrô é o novo que parece velho.
Agora ficou bem mais fácil identificar e citar corretamente o nome da peça que quer comprar ou só admirar.
Para fechar esse post com maisestilo, fica aí a imagens de duas propagandas que você vai me dizer se são retrô ou vintage ?
Deixe seu comentário: