O FILME QUE ESTÁ INSPIRANDO O MUNDO DA MODA
Na minha adolescência eu li o livro “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald, e assisti ao filme com os atores Robert Redford e Mia Farrow.
Fiquei muito impressionada e encantada com o figurino, as festas fantásticas e as mansões magníficas.
Até hoje, me lembro de algumas cenas, da beleza de Robert Redford no início de sua carreira e da trilha sonora lindíssima.
Estou louca pra assistir a versão com Leonardo di Caprio e Carey Mulligan, não para fazer comparações, mas para ver novamente os vestidos, as festas e todo o glamour que envolve o filme que se passa na década de 20.
Estou apostando e adorando saber que toda a elegância dessa década, da era do jazz, estará em alta, graças ao lançamento do filme, que tem estréia prevista para o Brasil no próximo dia 07 de junho.
O filme acabou de estrear nos cinemas americanos e já resgatou o entusiasmo dos “anos loucos” no universo da moda.
O figurino desenvolvido por Miuccia Prada e as jóias pela famosa Tiffany & Co são uma grande referência de que a elegância e sofisticação estão de volta.
E esse movimento já está a todo vapor. A Tiffany lançou uma coleção inspirada no estilo art déco e organizou uma exposição para que os fãs pudessem ver de perto as joias usadas no filme.
A coleção contou com a colaboração da figurinista do filme, Catherine Martin, também responsável pelo visual do filme “Moulin Rouge”.
A Brooks Brothers, tradicional fabricante de roupas masculinas nos Estados Unidos, e responsável pelos figurinos de Leonardo di Caprio e Tobey Maguire, também lançou sua coleção: a Gatsby Collection.
Ela relembra o estilo de vida deslumbrante regado a coquetéis dos dândis americanos, com gravatas borboletas, paletós listrados, coletes e sapatos bicolores.
E o movimento foi para Londres. A famosa Harrods homenageou o filme e fez uma vitrine enorme com o tema, e o badalado e-commerce Moda Operandi fez um wishlist com peças no estilo dos anos 20.
Na New York Bridal Week, Reem Acra e Oscar de la Renta também exibiram peças com referências à década.
Isso quer dizer que o charme das milidrosas pode esta de volta. Que delícia!
MODA NOIVA
O movimento também teve reflexo no Brasil
As passarelas de moda noiva apresentaram modelos com a silhueta dos anos 20. Elegância combinada com leveza e fluidez.
Os vestidos de noiva no estilo “La garçonne” foram apresentados durante a Barcelona Bridal Week, pelas grifes Rosa Chá e Inmaculada Garcia.
A última coleção das estilistas Martha Medeiros e Lethicia Bronstein trazem modelos inspirados no início da década de 20.
São vestidos com corte mais reto, sem volume, sem evidenciar as curvas femininas e com cintura estilo blusê.
O estilo é charmoso, mas deve se tomar o cuidado para não ir às festas vestidas como um dos personagens do filme.
Todavia, pode-se usar sem erro as tiaras, pentes, bordados, pérolas e franjas sem medo de cair no exagero.
DINKS DO FILME
Além das coleções lançadas, a tendência chegou aos mais badalados bares de Nova York. O tradicional bar “21 Club” (21 West 52nd Street) incluiu no seu cardápio três coquetéis à moda F. Scott Fitzgerald.
O drink favorito do autor de “O Grande Gatsby”, o Lavender Lime Rickey, foi recriado com Gin Rickey, suco de limão e xarope de lavanda.
Já o Mint Julep, com bourbon, é o queridinho dos personagens Daisy, Tom e Gatsby.
A frase dita por Gatsby sobre Daisy : ” Eu espero que ela seja uma tola. Essa é a melhor coisa que uma garota pode ser neste mundo, uma bela tolinha”, inspirou o drink The Beautiful Fool.
DECORAÇÃO ART DÉCO
O filme “O Grande Gatsby” se passa na década de 20, época que surgiu o estilo Art déco , oriundo de um movimento internacional de design que prevaleceu entre 1925 e 1939.
Foi o resultado da mistura de vários estilos. Dentre eles: o “art noveau” (arte nova), o construtivismo, o cubismo, o modernismo, preceitos da Bauhaus e o futurismo.
É um estilo meramente decorativo, elegante, funcional e ultramoderno, que encanta até hoje.
As características da Art Déco são: formas geométricas e angulares, materiais exóticos e decoração linear.
Os materiais usados são: aço inoxidável, espelhos, peças cromadas, vidro, madeira, peles exóticas como de tubarão e zebra. Além de materiais caros, acessíveis apenas pela classe A, como o ébano, o mármore e madeiras raras.
Enquanto o filme não estréia no Brasil, veja o treiler do Grande Gastsby:
[youtube id=”MdAGxSvaRjI”]
Deixe seu comentário: