QUANDO A ILUMINAÇÃO CRIA CENÁRIOS
A iluminação de um espaço vem ganhando cada vez mais destaque na decoração. Não basta ter apenas pontos de luz, é necessário criar cenários diferentes, onde o projeto luminotécnico valorize os móveis, destaque obras de arte, esculturas e proporcione conforto visual sem áreas de sombra. A saúde do morador também é priorizada nos projetos, tendo em vista que determinados tipos de luzes podem ocasionar dores de cabeça, problemas visuais e até mesmo depressão.
Especializada em projetos luminotécnicos e pioneira em Campo Grande, o Escritório Luminotécnico Light Design, através de sua arquiteta e lighting designer Tamara Liz Tellaroli, destacou que, antes de tudo, o projeto deve atender às necessidades dos moradores. Cada ambiente tem um projeto específico e deve ser feito de acordo com o layout do mobiliário. “Em um quarto, por exemplo, o ideal é trabalhar com peças de luz indireta, que não deixam a lâmpada aparente para evitar ofuscamento quando estamos deitados. Através da mesma luminária conseguimos atingir vários níveis de iluminamento, com o dimmer que regula a intensidade da luz”, exemplificou a arquiteta.
FACILITAR AS TAREFAS DIÁRIAS
Para faciliatar as nossas tarefas diárias nada melhor que um ambiente claro e iluminado uniformemente, sem áreas de sobra. Segundo a arquiteta da Light Design, em áreas de trabalho, como escritórios e cozinhas, o ideal é trabalhar com luminárias de lâmpada fria na tonalidade um pouco mais branca. Esse tipo de luz espalha a iluminação por todo o ambiente, e não esquenta. Além disso, é possivel fazer detalhes em gesso, como sancas e rasgos, que funcionam muito bem para esses ambientes. “Fica um projeto diferenciado, sem aquele monte de luminárias espalhadas pelo teto”, complementou Tamara, acrescentando que em escritórios é possível também utilizar, em cima das mesas, pendentes mais técnicos.
BALIZADORES NO PISO
Os balizadores são um grande curinga na decoração. Com eles, podemos fazer vários efeitos diferentes e sinalizar caminhos nos jardins. “Utilizamos muito em circulação com LED, porque eles podem ficar acesos durante a noite”, complementou Tamara.
Os balizadores também são muito usados para fazer iluminação de destaque embutido no deck, muros e paredes de home theater. “Os cuidados que devemos tomar é o de utilizar sempre em LED, pois além da economia de energia e vida útil, não tem perigo de ocasionar quimadura em alguém”, alertou.
O projeto arquitetônico e o luminotécnico devem ser feitos de forma que um valorize o outro. A iluminação quando integrada a decoração irá valorizá-la ainda mais e ambas formarão ambientes harmoniosos e confortáveis. Já os projetos de iluminação de fachadas, por exemplo, para que fiquem visualmente mais bonitos, é interessante iluminar sem que apareçam as luminárias como up light embutido no solo ou spots escondidos nas pérgolas. “Ou até mesmo monstrando a luminária, como as arandelas de efeito com facho diferenciado”, finalizou Tamara.
No Escritório Luminotécnico da Light Design, os projetos são personalizados e o atendimento aos clientes diferenciados. A empresa representa com exclusividade a Light Design, Bertolucci, Dominici, Fabbian, Foscarini, Diesel e Artemide.
Confira o video abaixo e saiba mais sobre o projeto luminotécnico:
[youtube id=”_HQxQ1SHG0U”]
Rua Euclídes da Cunha, 1333- Jardim dos Estados -(67) 3304-7000
www.escritoriold.com.br
www.lightdesign.com.br
Deixe seu comentário: