ARQUITETURA PRÊMIADA

Postado em: 09/04/2013

gil carlos 5

UM PROJETO UNISITADO

 

“Às vezes demandas pouco usuais solicitadas pelos clientes se tornam ponto de partida para a elaboração de um projeto”. Com essa afirmativa, o arquiteto Gil Carlos de Camilo explica a origem de um dos seus projetos, que teve início de forma pouco usual, e que, no entanto, foi vencedor do prêmio “O Melhor da Arquitetura 2010 “, na categoria residencial, promovido pela Revista Arquitetura & Construção, editora Abril Cultural.

gil 4

O cliente tinha um desejo:  ter acesso visual ao home-theater e a utilização da piscina simultaneamente.  Para atender essa solicitação inusitada, o arquiteto Gil de Camilo buscou soluções de conforto térmico para esse projeto residencial.

Gil explicou que o projeto se desenvolveu a partir de um único bloco. “Através de um terraço semi-interno foi possível inserir a piscina ao centro da casa e situar os ambientes ao seu redor .A grelha em concreto sobre o terraço faz a aeração permitindo a ventilação e refrigeração natural dos espaços”, explicou o arquiteto.

A trajetória solar serviu para que o arquiteto definisse a sua implantação e as aberturas. ” Uma cortina de vidro integra os setores social e de lazer voltados para a face sul ,que praticamente não recebem insolação, conferindo iluminação natural plena aos ambientes”, justificou.

gil 2

 

A empena em balanço, na fachada frontal, exerce papel de anteparo e abriga os ambientes do pavimento superior do sol intenso através de aberturas parcimoniosas. No mesmo sentido, o talude em grama contém as alvenarias do térreo, também voltadas para a face norte.

“Do hall social à área de lazer, todas as linhas visuais desta obra conduzem à piscina em forma de raia”, pontuou Gil.

O arquiteto explicou ainda que, a laje em concreto, rebaixada sobre a churrasqueira, flutua na varanda em pé direito duplo proporcionando espacialidade e protegendo os ambientes externos das chuvas com vento.

gil 3

 

 

EM 2012 MAIS UMA PREMIAÇÃO

Em 2012 o arquiteto Gil Carlos de Camilo foi mais uma vez premiado. Foi  o 10º colocado na categoria  “Melhor da Arquitetura 2012 – categoria institucional -saúde ”  com o projeto da Clinica  Parizotto . O concurso foi organizado pela Revista ARQUITETURA& CONSTRUÇÃO, Editora Abril Cultural.

Erguida em estrutura de concreto armado, a Clinica Parizotto tem 839,00 m2 de área construída. “A Clínica  Parizotto se situa em terreno em declive distribuída em três níveis.

Sua volumetria está particularizada na esquina, cortada por uma “pele de vidro “oblíqua, definida pela  insolação”, explicou Gil.

Capturar clinica 4

 

 

Em conjunto, uma rampa em aclive conduz ao acesso principal. O  térreo resultou suspenso definido pelas condições de terreno, rígido e inviável para escavações .Um jardim interno vincula a circulação articulando todos os setores conferindo iluminação e ventilação natural às áreas comuns .

Capturar clinica 6

Capturar clinica 1

 

O térreo está destinado a área de exames, administrativo e receptivo. No pavimento superior , consultórios , salas cirúrgicas e repouso. O sub-solo concentra o setor de serviços e anfiteatro para cursos.

Capturar clinica 2

O arquiteto Gil Carlos de Camilo é um profissional muito conceituado no Estado e Nacionalmente e pertence a uma família que tem a arquitetura em seu DNA.

Capturar LOG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário: