Mais de 500 servidores de órgãos jurisdicionados participaram da oficina – Planejamento Orçamentário no Sistema e-Sfinge. A capacitação realizada nesta segunda-feira (4), no modo EAD e presencial no plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, reuniu auditores de controle externo, secretários, contadores, controladores internos e agentes de planejamento do Estado e municípios, dando sequência nas ações de capacitação para o uso do novo sistema.
Integrante do Grupo de Trabalho para a implantação do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (eSfinge), a auditora de controle externo Anahi Philbois explica que a capacitação foi dividida em módulos temáticos para melhor compreensão dos jurisdicionados. “Nesta etapa, estamos dando atenção para os servidores que trabalham no planejamento orçamentário em suas unidades. Temos um público focado e estamos passando toda a experiência para facilitar essa transição do nosso antigo modo de trabalho para o e-Sfinge”.
O secretário adjunto de Finanças e Planejamento de Chapadão do Sul, Paulo Borges, explica que mesmo com 23 anos de experiência no segmento, os treinamentos têm sido esclarecedores. “Participei da primeira oficina por EAD e agora, presencialmente, tem um know-how diferente, com uma comunicação direta com os instrutores. As capacitações têm sido muito produtivas, e estão dirimindo as nossas dúvidas Acredito que em 2025, o e-Sfinge vai revolucionar o sistema de trabalho em nossa prefeitura”.
A capacitação também contou com a expertise dos auditores de controle externo do TCE-MS, Denis Antônio Barbosa, Lázaro Maxwel Borges, Telma Yule, Ariene Castro, Anahi Philbois, e do analista de tecnologia da informática, Jonathan Aldori de Oliveira. Mais duas oficinas estão programadas no cronograma: 11 de novembro – Execução Orçamentária e Registros Contábeis; e no dia 29 de novembro – Atos de Pessoal.
e-Sfinge
O novo Sistema de recebimento de dados e informações será implementado, oficialmente, pelo TCE-MS a partir do dia 1º de janeiro de 2025. A ferramenta visa modernizar e otimizar os processos de controle externo, permitindo uma gestão ainda mais eficiente dos recursos públicos, facilitando o recebimento de dados enviados pelos órgãos jurisdicionados.
Para auxiliar no processo de adequação dos jurisdicionados, o Tribunal de Contas adotou uma nova forma de atuação permitindo que em 2024, o sistema seja testado em um cronograma de capacitações que estão sendo oferecidas aos gestores públicos.
O Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (eSfinge), é gerido de forma centralizada e coordenada pelo Departamento de Informações Estratégicas do TCE-MS e tem como diretor, Geanlucas Júlio de Freitas.
SERVIÇO: INFORMAÇÕES E FOTOS OBTIDAS PELO SITE DO TCE/MS
Deixe seu comentário: