EXAME LABORATORIAL PARA DETECÇÃO DA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA É DISPONIBILIZADO GRATUITAMENTE

Postado em: 18/07/2023

Em Campo Grande, o exame laboratorial para detecção da Leishmaniose Visceral Canina é realizado gratuitamente na Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ).

Campanha de vacinação contra raiva começa nesta segunda-feira em Campo Grande

O serviço está disponível todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

O exame de leishmaniose em animais, conhecido como teste sorológico, é fundamental para identificar a presença do parasita no organismo do animal. Através do diagnóstico precoce, é possível tomar medidas de controle e prevenção, evitando a propagação da doença para outros animais e para os seres humanos.

Prefeitura promove Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose - Prefeitura de Aracaju

O QUE É?

A leishmaniose é uma doença causada pelo parasita Leishmania, transmitido aos animais e humanos pela picada de mosquitos infectados, como o flebotomíneo (mosquito-palha). Ela é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida dos animais para os humanos e vice-versa. Nesse contexto, a realização do exame de leishmaniose em animais é de extrema importância para a detecção e controle da doença.

Antes e depois mostram que leishmaniose tem tratamento, mas muita gente não sabe - Cidades - Campo Grande News

É uma doença complexa e o controle vetorial é essencial para reduzir a disseminação da doença. A utilização de coleiras repelentes e medidas de controle do mosquito vetor são importantes para evitar novas infecções

Leishmaniose canina: o que é, sintomas e tratamento | DogHero

As coletas de sangue ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 21, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 22h, sem a necessidade de agendamento. Os resultados serão enviados ao tutor via WhatsApp em até 10 dias úteis.  É necessário levar o animal ao CCZ, localizado na Avenida Senador Filinto Muler, 1.601 – Vila Ipiranga.   O exame é indicado para cães  com idade superior a quatro meses.

SERVIÇO: informações obridas no site da Prefeitura de Campo Grande CGNotícias | Agência Municipal de Notícias de Campo Grande | PMCG

fotoa da internet

Deixe seu comentário: