CAMPO GRANDE ESTÁ ENTRE AS PRIMEIRAS CIDADES EM ESTUDO DO HPV!

Postado em: 17/10/2022

O HPV é muito mais comum do que a gente imagina!!

A sigla HPV corresponde a um conjunto de vírus chamado papilomavírus humano. São vírus sexualmente transmissíveis que infectam pele ou mucosa, provocando verrugas ou lesões que podem ser precursoras de cânceres.

HPV: sintomas, tratamentos e como prevenir - Clínica Claf

Atinge homens e mulherres.

Campo Grande figura entre as primeiras cidades no ranking de participantes do Estudo Pop Brasil – desenvolvido para analisar a incidência do Papilomavírus humano (HPV) em adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 16 e 25 anos.

O microbioma cervicovaginal pode influenciar a progressão da infecção pelo HPV | Newslab

O estudo é realizado pela  Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, junto ao Ministério da Saúde, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), em parceria com o Hospital Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS.

A capital sul-mato-grossense se destaca entre as cidades participantes com  184 coletas de um total de 718. A servidora Mahara Carvalho Moreira, da USF Paradiso aparece no “top 5” de “coletadores”, ocupando a terceira colocação.

Campo Grande é destaque no ranking de estudo nacional sobre HPV - JD1 Notícias

Em Campo Grande, o estudo envolve servidores de oito unidades básicas e de saúde da família: Tiradentes, São Benedito, Paradiso, Noroeste, Botafogo, Azaléia, Albino Coimbra e Estrela do Sul.

Essa avaliação ocorre em nível nacional, com o propósito de medir o impacto da vacinação contra HPV em adolescentes e jovens na faixa etária de 16 a 25 anos. Serão incluídos 14.350 participantes em todo o país.

QUAIS OS SINTOMAS?

HPV: saiba quais são os sintomas | Dr. Luiz Flávio

São 2 tipos:

1 – INFECÇÕES CLÍNICAS: é o aparecimento de verrugas ou lesões na pele ou na mucosa, causando coceira e/ou irritação. Essas lesões costumam ter aspecto de “couve-flor” e tamanhos variados. Surgem na região genital ou no ânus de ambos os sexos, mas podem aparecer também na boca e na garganta.

Em SP, cresce risco de câncer de boca associado ao vírus HPV, aponta estudo – Jornal da USP

2 – INFECÇÕES SUBCLÍNICAS: não são visíveis a olho nu e não geram sinais e sintomas. Apesar disso, essas infecções podem ser de baixo e alto riscos.

HPV TEM CURA???

Não existe medicamento para a cura.

Mas, existem tratamentos para as lesões causadas pelo HPV. 

Na maioria dos casos, o vírus é eliminado espontaneamente pelo próprio sistema imunológico, sem que a pessoa infectada apresente qualquer sinal ou sintoma.

Em algumas pessoas, o vírus pode permanecer inativo e se manifestar apenas quando o sistema imunológico estiver mais fragilizado.

SERVIÇO: INFORMAÇÕES E FOTOS OBTIDAS NO SITE DA PREEITURA DE CAMPO GRANDE E INTERNET

Deixe seu comentário: