MEU CANTINHO

Postado em: 02/06/2013

VILA DE MINAS.

“Uma casa para receber os amigos. Poucos, mas bons amigos”.

Essa foi a definição que o Estevom Molica, morador de uma das casas mais aconchegantes que eu conheço, deu para o seu lar.

Uma casa onde mora uma pequena, mas simpática, famlía, formada pelo Estevom, Adriano e o pequeno Antônio.

porta aberta

porta de entrada

A casa fica no Carandá e tem, segundo eles, o tamanho exato para caber os amigos de longos anos e os que vão chegando e fazendo parte do seleto grupo.

caminhos

REFORMA GERAL

A pequena casa foi totalmente modificada e ampliada. Algumas paredes foram tiradas para formar uma ampla sala de estar, com três ambientes distintos e uma charmosa sala de jantar.

sala de estar

sala jantar

A garagem foi diminuida e deu espaço a uma das salas, que também pode ser transformada, quando necessário, em um quarto de visitas.

sala garagem

Essa sala ganhou ainda, um pequeno jardim de inverno.

jardim de inverno 2

A porta de entrada foi ampliada e trocada por uma outra no estilo rústico, que combinou com a decoração da entrada da casa cheia de vasos com plantas e flores, formando uma epécie de hall de entrada coberto por um pergolado.

porta

hall de entrada

DECORAÇÃO PERSONALIZADA

Apesar de ser um lar masculino, em que normalmente as cores são neutras e o estílo é clean, a decoração da casa deles tem muita personalidade, muitas cores, paredes forradas por obras de artes e enfeites garimpados nas inúmeras viagens que fazem.

sala grande

Quando perguntei a eles qual era o estilo da decoração, o Estevom foi taxativo: “não temos um estilo definido, temos vários. Aqui tem a nossa história, o nosso estilo de vida”.

jardim de inverno

A paixão pela arte fica evidenciada pelas paredes cobertas por inúmeros quadros, que formam um interessante arranjo de parede e ressaltam, ainda mais, a simpática decoração.

sala verde

A mistura de estilo foi muito bem dosada e, num mesmo espaço, móveis rústicos combinam perfeitamente com peças retrô e coloridas, como esse aparador de canto, na cor verde maça.

aparador

A cozinha é bem moderna e o papel de parede ganhou destaque no ambiente.

cozinha

cozinha 2

A sala de jantar é rústica e uma charmosa cristaleira enfeita o canto da sala.

sala jantar 2

Alguns móveis acompanham a família há muitos anos, como esse baú antigo e o quadro Kitsch, com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, estratégicamente colocado acima da porta da cozinha.

bau

coração de jesus

Anjos barrocos dividem espaço com peças artesanais e étnicas, e com o quadro da artista pástica e amiga do casal, Aninha Arruda.

anjo

anjos

O canto preferido do Antônio é o seu quarto, que foi decorado com um mapa mundi gigante e com muito aconchego.

quarto

antonio

UM SPA PARTICULAR

A última ampliação feita na casa foi na área de lazer, que ganhou um Espaço Gourmet e o apartamento de hóspedes.

O quintal da casa, antes pouco utilizado pela família, ganhou um verdadeiro SPA.

spa 6

adriano e eu

Esse espaço foi batizado de Vila de Minas, uma homenagem à terra natal do Estevom.

vila de minas

O corredor, que liga a área interna e a externa, acompanha a decoração da casa e tem uma parede toda coberta por ladrilhos hidrálicos trazidos de Minas Gerais.

corredor 2

corredor

No lugar da piscina, foi instalada uma banheira de hidro massagem e um dek de madeira. Esse canto ganhou folhagens e vasos decorativos e um imenso espelho que duplica o paisagismo.

SPA @

antonio e estevom

O Ipê foi mantido e cercado de folhagens ornamentais e orquídeas e um convidativo banco de madeira.

arvore 2

arvore

O Espaço Gourmet é rústico, com uma das paredes de tijolos à vista e fogão a lenha, igualzinho aos das fazendas antigas, de Minas Gerais.

parede

ganeche 2

espaço

A mesa foi comprada em Brasília e foi feita por um artista plástico de lá. Lembranças da infância dos moradores estão por toda parte, em especial na pipa colorida que enfeita a parede.

mesa

papagaio

Um apartamento foi construído no segundo piso do Espaço Gourmet e a escada que leva até lá  foi decorada com pequenos vasos de flores. Sob essa escada tem um Espaço Zen, cheio de almofadas coloridas.

escada e flores

vasos escada

O destaque dessa área ficou por conta da janela de demolição instalada no muro.

janelaO espelho colocado no fundo dá aos visitantes a sensação de continuidade além do muro e duplica a beleza desse SPA e do paisagismo do local.

janela 4

O paisagismo foi feito sob medida pra deixar a área agradável e com espaços para distribuir mesas, cadeiras e vasos.

adriano

mesas

Os caminhos foram feitos em madeira e o projeto luminotécnico ressaltou as plantas e os cantos.

rede

externa

Como vocês puderam conferir, é mesmo uma casa especial, onde há muito amor e aconchego. As festas e jantares feitas na casa são extremamente agradáveis. Eu me sinto muito feliz em fazer parte desse pequeno grupo de poucos e bons amigos.

Após a sessão de fotos fui recepcionada com um gostoso café da tarde, bem no estilo das casas do interior, como era na minha infância. Adorei.

cafe da tarde

O blog maisestilo agradece ao Estevom, Adriano e Antônio por permitir que a casa deles fizesse parte do Meu Cantinho. Foi um fim de tarde perfeito.

485866_519048304829616_1697021471_n

 

Serviço: O projeto e paisagismo do SPA foram feitos e executados pela arquiteta e paisagista Anelise da Riva

 

 

 

Deixe seu comentário: